Contingenciamento 

Reitor da UFSM vai a Brasília tratar sobre corte de verbas 

Marcelo Martins

"

A situação financeira da UFSM que convive com indefinições em seu orçamento levou o reitor da instituição, Paulo Burmann, até Brasília. Ele esteve na Capital Federal, nessa semana, para saber do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, se há possibilidade de, ao menos, minimizar a tesourada da União ao orçamento da UFSM. 

Para esse ano, a União projetou um corte à UFSM de R$ 57,3 milhões que deve se confirmar ainda neste semestre. O valor impacta diretamente às demandas de obras (investimentos) e custeio (manutenção, vigilância). 

Corte de verbas ameaça rotina da UFSM

Mas, o saldo da reunião em que Burmann participou – o encontro teve a adesão de reitores de outras instituições federais – não foi nada animador. Isso porque Burmann ouviu do ministro que o contingenciamento já vinha sendo sinalizado ainda pelo então ministro Aloizio Mercadante que, no governo da presidente afastada Dilma Rousseff, era o titular da pasta. 

Orçamento destinado à UFSM ficou mais escasso nos últimos anos

– Pedimos a recuperação do orçamento que foi contingenciado. Ou seja, 100% para custeio e 100% para investimento. O governo disse que vai ver. Nos resta, de momento, aguardar e torcer que seja feito o melhor – afirmou Burmann. 

Obras já iniciadas na UFSM não devem parar, mas verba vem a conta-gotas

Uma nova reunião será realizada no próximo mês, novamente, em Brasília. Burmann também pediu a liberação de verbas para a ampliação do campus de Cachoeira do Sul, entre outras demandas.

Evento com data definida

Nesta quinta-feira, ficou definida a data da terceira edição do Descubra UFSM, que ocorrerá de 15 a 17 de setembro. O evento é uma oportunidade aos estudantes do Ensino Médio de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e áreas de atuação de cursos técnicos e das 119 graduações oferecidas pela federal. No ano passado, 22 mil alunos de escolas de todo o Estado estiveram no evento que conta com uma ampla programação.

Para os próximos dias, o reitor irá assinar o contrato com a empresa que fará a colocação do forro acústico no centro de eventos da UFSM, que é considerada a última etapa antes, de fato, da entrega do prédio. 

Burmann também adianta que outro objetivo é, na semana que vem, publicar o edital para abertura de licitação para a construção de três novas paradas de ônibus dentro do campus. O projeto e os modelos foram desenvolvidos internamente e devem contar com paradas com alguns diferenciais que trarão, por exemplo, mais conforto, acessibilidade, e proteção tanto para os dias de calor quanto para os dias frios.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Drone de pulverização promete reduzir o uso de  defensivos agrícolas nas plantações

Próximo

Por mais dois anos, Santa Maria não terá supermercados aos domingos

Economia